O Cirurgião do Aparelho Digestivo
O Cirurgião do Aparelho Digestivo é um médico que faz cirurgias no sistema digestivo. Ele trata de problemas que afetam o esôfago, o estômago, os intestinos, o fígado, o pâncreas e a vesícula bilar.

CRM: 143.673-SP
Esse profissional realiza cirurgias para remover doenças de nascença, tumores, tratar inflamações, câncer, traumas, emergências, resolver problemas de obstrução e até mesmo corrigir doenças crônicas, como transplantes.
Nosso trabalho pode envolver cirurgias complexas e delicadas.

Subespecialidades do Cirurgião do Aparelho Digestivo
A especialidade de cirurgião do aparelho digestivo abrange várias subáreas. Cada uma delas foca em diferentes partes do sistema digestivo e em tipos específicos de doenças.
Algumas subespecialidades incluem:
- Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares (Cirurgia hepatobileopancreática)
- Cirurgia Bariátrica: Para tratar a obesidade através de cirurgias que reduzem o tamanho do estômago.
- Coloproctologia: Corrige problemas dos intestinos e do ânus.
- Cirurgia de transplantes: dedidacado aos transplantes de pâncreas, fígado, intestinos e multivisceral
- Cirurgia do trauma: cirurgiões que atuam em pronto socorro para tratamento de acidentes e emergências.
Cada subespecialidade requer conhecimentos específicos e técnicas cirúrgicas avançadas para resolver os problemas de cada órgão.
Áreas de Concentração
Os cirurgiões do aparelho digestivo podem se concentrar em várias áreas de tratamento. Isso significa que eles podem escolher áreas específicas para focar seu trabalho diário.
As áreas de concentração incluem:
- Coloproctologia
- Transplantes
- Trauma
- Tratamento do Câncer: Realização de cirurgias para remover tumores do aparelho digestivo.
- Cirurgia Minimamente Invasiva: Utilização de técnicas modernas, como a laparoscopia e robótica, que causa menos dor e cicatrizes menores..
Essas áreas ajudam os cirurgiões a tratar seus pacientes de forma mais eficaz, utilizando as melhores práticas disponíveis.
Diferenças Entre Cirurgiões do Aparelho Digestivo e Gastroenterologistas
O gastroenterologista e o cirurgião do aparelho digestivo têm funções diferentes, mas ambos tratam do sistema digestivo. O gastroenterologista cuida das doenças digestivas sem fazer cirurgia.
Ele trata problemas como gastrite, refluxo, úlceras e realiza exames, como endoscopias e colonoscopias. Se um problema precisa de cirurgia, o gastroenterologista encaminha o paciente ao cirurgião.
Estes profissionais costumam trabalhar de forma integrada, conversar muito sobre as condições dos pacientes e dividir responsabilidade no diagnóstico e no tratamento de diversps problemas do aparelho digestivo.
Diferenças Entre Cirurgiões do Aparelho Digestivo e Hepatologistas
O hepatologista é um médico especializado em doenças do fígado, como hepatite, cirrose e câncer de fígado. Ele não faz cirurgias.
Se o tratamento clínico não for suficiente e a cirurgia for necessária, o hepatologista trabalha junto com o cirurgião do aparelho digestivo, que faz as cirurgias no fígado e vias biliares.
Hepatologistas costumam trabalhar juntos com cirurgiões digestivos no diagnóstico e no tratamento de doenças do fígado.

CRM: 143.673-SP
Quando Consultar um Cirurgião do Aparelho Digestivo?
Você deve consultar um cirurgião do aparelho digestivo quando seu médico indicar que o tratamento clínico não é mais suficiente e você precisa de uma cirurgia para resolver seu problema de saúde.
Problemas comuns que podem precisar de um cirurgião incluem:
- Hérnias
- Pedras na vesícula
- Refluxo gastroesofageano
- Obesidade
- Doença inflamatória intestinal
- Tumores ou câncer no aparelho digestivo
Resumo
Os cirurgiões do aparelho digestivo desempenham um papel vital no tratamento de problemas sérios do sistema digestivo. Eles trabalham junto com gastroenterologistas e hepatologistas para garantir que os pacientes recebam o melhor tratamento, seja com medicamentos ou cirurgia. Com diversas subespecialidades, esses cirurgiões podem tratar uma ampla gama de problemas, garantindo que o aparelho digestivo funcione da melhor forma possível.